3ª Lição

E esta etapa tardou, mas chegou!

  • A Auto-Liderança
O nosso sucesso exterior começa pelo sucesso interior. Isto é, através do auto-melhoramento constante e da auto-disciplina - "os únicos limites da tua vida são aqueles que tu próprio estabeleces".

Temos sempre que nos esforçar ao máximo, todos os dias das nossas vidas em tudo o que fazemos, empenharmo-nos com energia e entusiasmo.

E como podemos conseguir isto? Existem 10 técnicas que podemos utilizar:

1. Ritual da solidão: incluir na nossa vida diária, um período de paz e sossego (15 a 50 minutos) em que devemos explorar o poder curativo do silêncio e descobrir quem realmente somos. Este ritual vai ajudar a nossa auto-renovação!!                                 
Pode ser feito em qualquer local (para quem anda de transportes pode aproveitar a viagem de regresso a casa) e funciona melhor se for praticado todos os dias à mesma hora.                                                                                                                                      

2. Ritual da Fisicalidade: todos os dias devemos praticar exercício físico, porque além de exercitar o nosso corpo vai exercitar também a nossa mente.
Com ele, aprendemos também a respirar correctamente.

3. Ritual dos alimentos vivos: a forma como alimentamos o nosso corpo afecta o alimento da nossa mente. Devemos comer vegetais frescos, frutas e cereais. Algo obrigatório deve ser, salada à refeição e fruta de sobremesa.

4. Ritual do conhecimento abundante: é preciso estarmos abertos a uma aprendizagem constante e a expandir os nossos conhecimentos  para bem do próprio e de todos os que o rodeiam. É errado termos a ideia que sabemos sempre tudo e mais do que todos.
Devemos ser estudantes constantes na nossa vida e não considerar perder tempo aprender sempre mais qualquer coisa.

5. Ritual da reflexão pessoal: devemos considerar a reflexão pessoal igual hábito de pensar, por isso, temos de nos conhecer a nós mesmos (contemplação interior).
Por exemplo, podemos fazer um diário de tudo o que fizemos durante o dia e no final analisar essas acções de forma a reflectir e a alterar alguma, caso seja necessário.
Assim , podemos aprender com os nossos erros e descobrindo o que está certo e errado na nossa vida.

6. Ritual do despertar cedo: este será provavelmente o mais difícil de colocar em prática. Mas hoje sabemos que o sono é um hábito.  Por isso, basta-nos dormir 6 horas com qualidade do que 10 sem qualidade.
O ideal seria, acordar antes do raiar do Sol e ao despertar ter apenas bons pensamentos, pensamentos positivos e elaborar uma lista de agradecimentos que devemos ler todos os dias e sentir felicidade em todo este acto.
O inverso deve ocorrer antes de dormir. Nos 10 minutos anteriores, devemos apenas estar inundados de bons pensamentos e relaxantes.
Também não devíamos comer depois das 20h, de forma a fazer todas as horas de jejum até ao pequeno almoço do dia seguinte.
Um bom truque é também no inicio de cada dia, elaborar um plano de tarefas/objectivos que têm que ser cumpridos. Isto vai ajudar-vos a manter a determinação, coragem e confiança.

7. Ritual da música: ouvir música todos os dias, especialmente quando estivermos cansados e em baixo é um excelente estímulo.
Andar sempre com o mp3 carregado das nossas músicas favoritas é do melhor que há.

8. Ritual da palavra falada: isto será o que de mais próximo existe dos mantras.
O que são mantras?  Man significa mente e tra significa libertar. Em várias religiões existem mantras, por exemplo, na religião católica temos as orações e na budista o Ohmmmm.
O que interessa é que um mantra deve ser escrito ou dito em voz alta, para nos dar força para acreditarmos nos nossos pensamentos ou objectivos.
Se repetir todos os dias "sou forte, capaz e serena" e se interiorizar isto para mim, crio uma auto-imagem forte e torno-me naquilo que penso o dia inteiro sobre mim.

9. Ritual do carácter coerente: os nosso dias devem ser sempre orientados de forma a tomar medidas para construir o nosso carácter.
Ou seja, os nosso actos implicam hábitos que implicam e têm influência no nosso destino.

"Mostra 1 pensamento e colherás uma acção, colhe uma acção e cultivarás um hábito. Mostra um hábito e colherás um carácter. Cultiva um carácter e colherás um destino." 

Devemos viver uma vida cheia de significado e que assente nas 6 premissas: empenho, compaixão, humildade, paciência, honestidade e coragem.

10. Ritual da simplicidade: devemos viver de forma mais simples possível, reduzindo as nossas necessidades e luxos.
Rever o que de facto nos é indispensável e mantermos apenas isso.

E assim termina esta lição.

Todas as coisas à nossa volta, provêm da mesma fonte. Acabamos por ser todos um.
Devemos aceitar os nossos fracassos de braços abertos, pois apenas assim podemos evoluir.

" Defende os teus princípios e segue os teus sonhos. Eles irão conduzir-te ao teu destino. Segue o teu destino e ele irá conduzir-te ás maravilhas do universo" .

Comentários

Mensagens populares